Yerba mate argentina.

Ainda sobre a viagem à Argentina, escrevo agora sobre a erva mate dos porteños. Quando cheguei lá, estava curioso para ir a um supermercado. Já no primeiro dia passei num mercadinho na "calle Florida" e comprei meio quilo de Rosamonte pra matear no outro dia cedo. Em Buenos Aires, pelo menos, notei que existem vários mercados chamados de "express". São grandes redes, como o Carrefour, por exemplo, só que numa versão bem menor.
A Rosamonte eu já havia experimentado aqui e não tinha gostado. Comprei lá achando que poderia ser um pouco melhor, mais nova, mais verde. Engano meu. Já na gôndola do supermercado encontrei várias marcas que não conhecia: Nobleza Gaucha, Cruz de Malta, Unión, La Merced, Playadito, La Tranquera, Amanda, etc.
Trouxe 3kg de erva, em pacotes de meio quilo cada: La Merced, Cruz de Malta, La Tranquera e Rosamonte. Não tive tempo de provar todas, mas pelo que observei são fortes, secas, com muita folha e de cor amarelada. (esse contrabando de erva foi responsável por 30 dólares de excesso de bagagem)