Freio de Ouro 2010

Pampa de São Pedro levou o ouro no machos. (foto: Emílio Pedroso)

Foi em meio a uma multidão de mais de 20 mil pessoas que Alcalina 441 Maufer e Pampa de São Pedro conquistaram, no domingo (29/8) à tarde, o título máximo da raça Crioula. A solenidade de abertura ocorreu às 12h30min. Além do tradicional desfile de bandeiras, houve desfile de atrelagem, esporte equestre mais antigo do mundo.
Entre as fêmeas o Freio de Ouro foi definido já no sábado, quando a égua gateada da Cabanha Maufer, de Cruzeiro do Sul/RS assumiu a liderança. Mas, foi entre os machos que ocorreu a grande surpresa. Viragro Rio Tinto, que também começou a pontear no sábado, não conseguiu vencer o boi e, na última volta da prova de campo, acabou fora da pista. Pampa de São Pedro precisou complemetar a etapa com um coringa.
A árdua tarefa do julgamento foi dividida entre André Luiz Narciso Rosa, Eduardo Móglia Suñe e Luís Alberto Martins Bastos – categoria fêmeas – e Cássio de Souza Bonotto, José Francisco Pereira de Moura e Mario Móglia Suñe.
Duplo bicampeonato
Além do ginete Nei Lima, que conquistou pelo segundo ano consecutivo o Freio de Ouro, a Cabanha Maufer também garantiu o bicampeonato. No ano passado o estabelecimento já havia vencido o prêmio na categoria fêmeas.
O prata que virou ouro
Freio de Prata em 2009, Pampa de São Pedro que largou na quinta-feira em terceiro na morfologia e após as provas de andaduras, figura, volta sobre patas e esbarradas caiu para a sétima posição, recuperou-se na prova de mangueira I, quando na segunda colocação começou a pleitear a vaga de número um.
O douradilho bragado rabicano, da Cabanha GAP São Pedro, de Uruguaiana/RS, foi conduzido pelo tricampeão Lindor Collares Luiz. O ginete já coleciona outros prêmios com três Freios de Prata e três de Bronze. O último ouro dele havia sido conquistado em 2004.
A segunda colocada na categoria fêmeas foi Oro y Rienda do Infinito da Cabanha Infinito de São Sepé/RS. O bronze ficou com Herança do Carrachi da Estância Vendramin, de Palmeira das Missões/RS.
Já entre os machos o Freio de Prata ficou com Haragano da Boa Vista da Cabanha Marupá, de São Francisco Paula/RS e o Bronze, com Manotaço do Infinito, da Agropecuária Quitauna, de Cachoeira do Sul/RS.
Os destaques de 2010
O ginete Raul Lima foi escolhido, pelos dois trios de jurados como o domador do ano. Cézar Augusto Schell Freire, o ginete que classificou até hoje o maior número de animais para uma final do Freio de Ouro (12), acabou garantindo vaga no podium como o ginete do ano.
Fonte: ABCCC