Buenos Aires e as "talabarterias".

Como havia dito, fiquei uma semana em Buenos Aires/AR. Além de todos aqueles passeios clássicos e obrigatórios na província (fotos aqui), fui para conhecer os "gauchos" da Argentina, principalmente as "talabarterias", que aqui chamamos de bolicho ou selaria (lojas que comercializam pilchas, montarias, arreios, cuias, facas, etc.).
Quando o assunto é indumentária gaúcha, os porteños nos dão de relho. Mas também é só nisso, no resto deixam muito a desejar, principalmente na receptividade e educação com os turistas.
As talabarterias são realmente de muito bom gosto, com produtos que vão desde a lida no campo até os trajes de gala, alpaca e plateria criolla. Fiquei impressionado com a qualidade e a diversidade dos produtos. O que predomina lá é o couro de capincho e a faixa pampa.
Minha idéia era trazer um poncho pampa de lã de ovelha, tecido à mão. Em Porto Alegre só vi para vender na La Victoria e no Los Corrales (lojas oriundas da Argentina), que, casualmente, também pude visitar em Buenos Aires. Aqui não se acha por menos de 2 mil reais. Lá o mais barato que encontrei foi de mil e trezentos reais, o que é absurdamente caro para um produto regional.
Não trouxe o poncho, mas trouxe cinto de capincho, cinto de couro cru com faixa pampa bordada, 3 cuias, camisas e coletes da La Martina, uma "campera" (espécie de jaqueta em matelasse) da Manos Argentinas e um cachemire em losango (sweater com pêlo de coelho).
A talabarteria mais famosa e maior da Argentina é a Arandú.