Crioulos na Atrelagem

Apresentação no Freio de Ouro 2010

Pela primeira vez em solo nacional será realizada uma competição oficial de Atrelagem homologada pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). O Troféu Madalena Abecassis ocorre no próximo sábado (dia 23) no Haras Larisa, em Monte Mor (SP), a partir das 10h.
Mais de 25 conjuntos participarão de provas de maneabilidade (circuito de cones) com um, dois ou quatro cavalos, nas categorias infanto-juvenil (condutores de seis a 14 anos) e iniciante-adulto (a partir de 15 anos). Serão utilizados animais das raças Crioulo, Lusitano, Bretão, Clydesdale, Haflinger e Pôneis Shetland. Carolina Borja, diretora de Atrelagem da CBH que realizou uma apresentação da modalidade antes da final do Freio de Ouro, na Expointer, com uma quadra de crioulos atrelados, marcará presença na competição com o mesmo conjunto.
Os portugueses Rui Quintino de Oliveira (condutor internacional, instrutor de Atrelagem, membro da Diretoria da Associação Portuguesa de Atrelagem) e Madalena Abecassis (condutora internacional, instrutora de Atrelagem, juíza internacional de Atrelagem da Federação Equestre Internacional), personalidade que dá nome ao troféu, estarão presentes no evento. “Com larga experiência internacional, Madalena e Rui irão dar todo o apoio à realização desta primeira prova no Brasil, o que é de extrema importância para o esporte”, afirma Carolina.
Uma atração à parte serão as provas com pôneis atrelados a carros importados da Alemanha especialmente para esta finalidade. A iniciativa visa fomentar e divulgar o esporte entre os jovens. Também será realizada a inauguração do pavilhão de carruagens do Haras Larissa, que terá o nome de Pavilhão Eduardo de Moraes Dantas. Ainda ocorrerá uma exibição de Cavalos Lusitanos engatados, conduzidos por Rui e Madalena ao som de guitarra portuguesa, algo inédito na história dos leilões de Cavalos Lusitanos.
O Troféu Madalena Abecassis faz parte da programação do 1º Leilão Top Pinhais, que ocorrerá no mesmo dia, às 15h, no Haras Larissa. Promovido por Luís Ermírio de Moraes (Coudelaria Alegria dos Pinhais) e Tonico Pereira (Top Agropecuária), criadores de cavalos Puro Sangue Lusitano de renome internacional, o evento oferecerá aos interessados animais de alto valor genético e muita funcionalidade.
Programação
9h – Abertura da pista para reconhecimento do percurso para todas as categorias.
10h – Início da Prova de Maneabilidade para condutores de 15 anos ou mais.
12h15min – Início da Prova de Maneabilidade com um ou dois cavalos para condutores de seis a 14 anos.
12h45min – Premiação.
Sobre a Atrelagem – Popular na Europa, com adeptos como o príncipe Philip, marido da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, a Atrelagem (Driving, em inglês) é o esporte equestre mais antigo que existe – virou modalidade da Federação Equestre Internacional (FEI) em 1970. São carruagens puxadas por um (atrelagem para um cavalo), dois (parelha) ou até quatro cavalos (quadra) nas categorias Adestramento, Maratona e Maneabilidade com cones. A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) oficializou a Atrelagem no país em 2009, graças aos esforços de Carolina Borja, nomeada diretora técnica de Atrelagem da CBH.
Maiores informações sobre Atrelagem podem ser adquiridas no site da CBH ou com a própria Carolina Borja pelo e-mail carolborja@terra.com.br ou (19) 9634 8593.
Fonte: ABCCC